Antropometria

As medidas de peso corporal e estatura são realizadas nas crianças menores de 5 anos e de suas mães biológicas. Nas crianças menores de 2 anos é obtida a medida de comprimento além do peso corporal. 

Além dessas medidas são obtidos dados do peso ao nascer das crianças e o peso pré-gestacional e pós-parto. Com esses dados será possível calcular o estado nutricional materno pré-gestacional.


Peso corporal (kg)

É obtido em duplicata em balança pediátrica digital nas crianças com idade inferior a dois anos (SECA modelo 336) e em balança de plataforma digital (SECA modelo 803) nas com idade igual ou superior a dois anos e nas mães, seguindo as técnicas de aferição descritas nos protocolos do SISVAN.


Comprimento (cm)

É obtido em duplicata nas crianças menores de dois anos em infantômetro (SECA modelo 417) colocado em uma superfície horizontal plana. A criança deve estar sem touca, boné e enfeites de cabeça. O cabelo deve estar solto.


Estatura (cm)

É obtida em duplicata nas crianças com dois anos ou mais e que conseguem permanecer de pé no estadiômetro e na mãe (SECA modelo 213). A criança deve estar sem touca, boné e enfeites de cabeça. O cabelo deve estar solto.


Objetivos do Eixo:

-Avaliar o peso corporal e a estatura/comprimento;

-Avaliar o déficit de comprimento/estatura, déficit no peso corporal e excesso de peso corporal; 

-Descrever o estado nutricional antropométrico em relação ao aleitamento materno e de consumo alimentar;

-Avaliar a associação entre o estado nutricional antropométrico infantil e deficiências de micronutrientes; 

-Avaliar a associação entre as estratégias utilizadas pelos pais (responsáveis, cuidadores) para alimentar a criança e a desnutrição e o excesso de peso corporal;

-Avaliar a associação entre as habilidades culinárias dos pais (responsáveis, cuidadores) e o excesso de peso corporal;

-Avaliar a associação do estado nutricional materno (antes, durante e após a gestação) e do peso ao nascer sobre o crescimento infantil.